Servidores de MS que estavam em missão em Israel chegam ao Brasil nesta sexta-feira (20)

 Comitiva retorna ao país após tensão provocada por ataques no Oriente Médio; todos estão em segurança

Redação - 20/06/2025 - 13:19

Crhistinne Maymone, Marcos Espíndola e Ricardo Senna estão em Israel — Foto: Marcelo Victor/Arquivo CE e Reprodução




Os três servidores do Governo de Mato Grosso do Sul que estavam em missão oficial em Israel retornam ao Brasil nesta sexta-feira (20). A viagem, que tinha como objetivo a troca de experiências nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, foi interrompida após os recentes conflitos envolvendo Israel e Irã.

A comitiva era formada por Christinne Maymone, secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcos Espíndola, coordenador de Tecnologia da SES, e Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência e Tecnologia. Eles haviam embarcado para Israel no início do mês, atendendo a um convite oficial do governo israelense, com previsão de retorno no último dia 14. No entanto, devido ao fechamento do espaço aéreo e ao aumento das tensões na região, o grupo permaneceu abrigado em um hotel em Tel Aviv.

Durante os dias em que estiveram impedidos de retornar, os servidores receberam apoio das embaixadas do Brasil e de Israel, além do Itamaraty, que monitoraram a situação e ofereceram suporte para garantir a segurança da equipe. Houve, inclusive, discussões sobre a possibilidade de retorno por meio de rotas alternativas, como a travessia para a Jordânia.

Com a normalização do tráfego aéreo e a liberação para voos internacionais, o grupo conseguiu embarcar de volta ao Brasil. Segundo informações do governo estadual, os servidores estão bem e em segurança. Eles devem retomar suas atividades nos próximos dias, após avaliação médica e administrativa.

Fonte: G1 MS


Postagem Anterior Próxima Postagem