Presidente norte-americano afirma que alvo atingido foi o "mais difícil e letal" e alerta para novos ataques caso o Irã não opte pela paz
Em uma escalada significativa nas tensões internacionais, os Estados Unidos coordenaram ataques a três instalações nucleares iranianas na noite deste sábado (21). Em pronunciamento oficial na Casa Branca, o presidente Donald Trump declarou que “daqui pra frente, haverá paz ou uma tragédia maior para o Irã comparado ao que vimos nos últimos oito dias”.
Segundo Trump, o principal alvo atingido durante a operação foi “o mais difícil e letal” e, embora espere que não seja necessário repetir esse tipo de ação, advertiu que outros alvos já estão na mira americana, caso o Irã não ceda.
“Irã, o bully do Oriente Médio, deve agora fazer a paz. Se isso não acontecer, ataques futuros serão muito maiores e mais fáceis”, declarou Trump, em tom desafiador.
A ofensiva norte-americana teria como foco as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, consideradas estratégicas no programa atômico iraniano. A CNN Brasil informou que uma “carga completa de bombas” foi lançada especialmente sobre a base de Fordow, uma das mais protegidas do país persa.
O clima é de alerta na comunidade internacional, que acompanha os desdobramentos com preocupação diante da possibilidade de novos conflitos no Oriente Médio.
Fonte: CNN Brasil