Treinador mais vitorioso da história do clube alvinegro interrompe negociações para assumir o time e decide priorizar a saúde física e mental
Por Redação - 22/04/2025 • 09:18
Tite à beira do campo durante partida — treinador opta por pausa na carreira em 2025 (Foto: Matthew Childs)
Redação
Em meio a negociações avançadas para retornar ao comando técnico do Corinthians, Tite surpreendeu ao anunciar uma pausa em sua carreira. O treinador, de 63 anos, comunicou nesta terça-feira (22) que não assumirá o clube paulista, citando a necessidade de cuidar da saúde física e mental após anos intensos à frente da Seleção Brasileira e, mais recentemente, do Flamengo.
“Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte”, escreveu o técnico em uma carta publicada por seu filho, Matheus Bachi, nas redes sociais.
O Corinthians confirmou que Tite era aguardado para assinar contrato e iniciar os treinamentos nesta terça. “As partes ficaram muito próximas do acerto. No entanto, por uma decisão pessoal, Tite resolveu pausar momentaneamente a sua carreira para cuidar da sua saúde física e mental”, afirmou o clube em nota oficial.
A pausa do treinador acontece em um momento delicado para o Corinthians, que busca um substituto para Ramón Díaz, demitido após uma sequência de maus resultados no início do Campeonato Brasileiro. Tite era considerado a prioridade absoluta do clube. Após a recusa de Dorival Júnior, as atenções estavam totalmente voltadas ao retorno do técnico mais vitorioso da história alvinegra.
“Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso”, escreveu Tite.
A decisão foi tomada mesmo diante do interesse de clubes internacionais, como equipes da Arábia Saudita. Segundo apurado pelo Estadão, a saúde mental foi o principal motivo da pausa do treinador.
Tite teve três passagens marcantes pelo Corinthians. Entre 2010 e 2013 e depois entre 2015 e 2016, conquistou títulos expressivos como o Campeonato Brasileiro (duas vezes), a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Em 2016, foi convidado a comandar a Seleção Brasileira, onde permaneceu até a Copa do Mundo de 2022.
Sem propostas que o agradassem do futebol europeu, o técnico foi procurado pelo Corinthians em 2023, mas acertou com o Flamengo. Após deixar o clube carioca, voltou ao radar do time paulista, que desejava sua volta para reconstruir o elenco.
Com a saída de Tite dos planos, o Corinthians seguirá buscando um novo comandante. Enquanto isso, o time será dirigido interinamente por Orlando Ribeiro, técnico do sub-20, que já comandou a equipe na vitória sobre o Sport e estará à frente também no duelo contra o Racing-URU, pela Sul-Americana, nesta quinta-feira na Neo Química Arena.
O Corinthians desejou pronta recuperação ao treinador: “Tite é parte fundamental da história do nosso clube. Torcemos para que ele se recupere plenamente e possa voltar ao futebol no momento certo.”
Com informações de: Midiamax